Na segunda quinzena de junho de 2022, o Ministério da Educação (MEC) lançou o ReUni Digital. Trata-se de um programa para expansão do ensino a distância nas universidades públicas federais do país.
A cerimônia de lançamento, que ocorreu em Brasília, trouxe alguns esclarecimentos acerca do projeto.
Nesse sentido, além de ampliar o acesso às vagas, o programa pretende fomentar a permanência dos estudantes no ensino superior.
Logo, nada melhor do que uma modalidade flexível como o EaD para democratizar o acesso à educação.
Vamos entender mais sobre o que é o ReUni Digital, características, vagas e como ele funciona?
Fique com a gente e confira.
O que é o ReUni Digital e quais seus benefícios?
Em síntese, o ReUni Digital é a consolidação das ações do MEC para ampliar a oferta de cursos na educação superior através do ensino remoto.
Ao mesmo tempo em que age na retenção desses estudantes, o programa atua em outra frente: atingimento das metas do Plano Nacional de Educação (PNE).
Nesse sentido, uma das metas foi o estabelecimento de 33% como percentual de matrículas para a população de 18 a 24 anos (taxa líquida) no ensino superior.
Em paralelo, foi traçado 50% para a população em geral (taxa bruta) até 2024.
Além disso, o ReUni Digital prevê que seja assegurada a qualidade na oferta e na expansão de ao menos 40% das novas matrículas no ensino público.
A iniciativa só ratifica o enorme crescimento do EaD no Brasil. Especialmente no período da pandemia de Covid-19 a partir de 2020.
Nesse sentido, a educação a distância foi o principal meio para a manutenção das atividades acadêmicas. Não à toa o ministério já havia autorizado a criação de novos cursos remotos.
Para isso, foi crucial a adoção de tecnologias para facilitar o ensino.
Só para ilustrar, uma das plataformas EaD mais utilizadas pelas universidades foi o Moodle, que já era a mais popular no segmento antes da pandemia surgir.
Como resultado das ações do MEC, aplicação de estratégias pedagógicas corretas e uso da tecnologia, novas perspectivas se abrem.
Em outras palavras, o aumento da oferta de educação superior pública a distância no Brasil ocorre embasada na qualidade e na versatilidade do ensino.
MEC cria mais de 5 mil vagas com o ReUni Digital: que impacto isso traz para o EaD?
Como resultado do ReUni Digital, de acordo com o MEC, serão oferecidas 5.020 novas matrículas por ano.
Esse foi o compromisso firmado pelo ministro da educação, Victor Godoy. Ele assinou uma portaria que autoriza a criação de 152 novos cargos de docentes no programa. Eles, por sua vez, atuarão em 14 cursos de graduação.
Vale destacar que os novos cursos EaD serão oferecidos por universidades federais em diferentes regiões do Brasil.
Além de atingir as metas do PNE, há outros objetivos sendo buscados com o programa. Nesse sentido, podemos destacar:
- Ampliação da participação proporcional, na educação superior, por grupos menos favorecidos;
- Consolidação e ampliação de novos programas e ações de incentivo e mobilidade estudantil;
- Institucionalização dos programas para ensino a distância;
- Capacitação contínua de: professores, técnicos de informática e técnicos administrativos que irão trabalhar com o EaD.
Consultoria EaD para sua instituição não ficar de fora dessa transformação
O ReUni Digital traz uma nova demanda e também aumenta a exigência para o EaD nas universidades. Por isso, sua instituição precisa estar preparada.
Nesse sentido, conte com uma consultoria EaD completa que ajuda na instalação, hospedagem e atualização da ferramenta de ensino mais popular na educação superior: a plataforma Moodle.
A Criativa EaD oferece suporte técnico completo e apoio com treinamentos e integrações para estruturar seu programa educacional.
Além disso, conte com temas Moodle e plugins Moodle para tornar o ambiente de aprendizagem intuitivo, completo e amigável.
O EaD no Brasil não para de crescer, e você não pode ficar parado. Fale com nosso time de especialistas e saiba mais.
Comentários