A plataforma Moodle desempenha um papel decisivo para o futuro do EaD no Brasil. A modalidade, que não para de crescer, tem na tecnologia uma aliada e tanto para continuar crescendo e sendo a preferência na forma de aprender dos brasileiros.
Por isso, o futuro é promissor. No país, os alunos que estão matriculados para estudar a distância já estão em maior número em relação aos que estudam presencialmente.
E isso não tem mais só a ver com a pandemia de Covid-19 que, claro, acelerou essa transformação. Já era uma tendência que se via no país e, com apoio da plataforma Moodle, apenas se acentuou.
Quer saber como o Moodle ajuda as instituições e alunos, e que futuro aguarda a educação EaD no país? Fique com a gente e confira.
A educação a distância não para de crescer no Brasil
A tecnologia tem impacto na vida de todos nós – e a cada dia que passa isso só aumenta. Na educação não é diferente.
Aliás, com o início da pandemia em 2020, foi a tecnologia que permitiu que o ensino não parasse no Brasil.
Em um primeiro momento, era a única alternativa que instituições, professores e alunos tinham. Entretanto, agora, o cenário que se vê é de uma opção pelo ensino remoto como prioridade para aprender.
Ao menos é isso que os números mostram.
Segundo levantamento da Secretaria de Modalidades Especializadas de Educação (Semesp) do Ministério da Educação (MEC), 2021 apresenta alta de 14% nas matrículas no EaD.
Como resultado, a modalidade já supera, em números de alunos em todo território nacional, a educação presencial.
Não à toa o Inep não para de autorizar novos cursos com cargas 100% remotas. Recentemente foi a vez do curso de Direito receber do MEC a autorização, em 10 instituições, para ter aulas 100% online.
Aliás, isso confirma a tendência de adesão de cada vez mais e mais áreas de ensino em relação ao EaD, visto que a área da saúde já havia buscado liberação para que parte de sua carga horária ocorresse de forma remota.
Plataforma Moodle e o futuro do ensino EaD e híbrido
Uma pesquisa recente realizada pela ABMES, Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior, apontou um dado interessante sobre o futuro da educação no Brasil pós-pandemia.
No estudo, 55% dos alunos ouvidos afirmaram preferir o modelo híbrido de ensino para graduação. Ou seja, ter aulas ora presencial, ora online.
Nesse sentido, a plataforma Moodle se destaca como o recurso ideal para instituições de ensino superior ofertarem cursos neste formato.
Além de ser a ferramenta EaD mais usada e traduzida no mundo inteiro por universidades, através dela é possível integrar o ambiente virtual de aprendizagem com o espaço físico da faculdade.
Ou seja, as instituições podem customizar e personalizar a plataforma Moodle e oferecer uma experiência única e contínua de ensino para seus alunos.
Consultoria Moodle para aplicar modalidade híbrida e EaD
Oferecer cursos remotos ou híbridos fica muito mais fácil por meio de uma consultoria Moodle completa. E, para isso, conte com a expertise da Criativa EaD.
Nós instalamos e hospedamos a plataforma Moodle para você. Além disso, oferecemos suporte técnico e pedagógico do começo ao fim.
Conte com a gente também para ter plugins Moodle (personalizados ou criados do zero) para oferecer uma experiência de aprendizagem que engaja e envolve os alunos durante as aulas remotas.
Aplicar o modelo híbrido de ensino com o Moodle é prático e fácil. Prepara-se para o futuro hoje mesmo.
Fale com nosso time de especialistas e saiba os próximos passos.
Comentários