A plataforma Moodle cresceu – e muito – nos últimos anos em termos de popularidade e adesão no Brasil. Sem dúvida alguma, isso foi puxado pelo aumento da procura por cursos EaD no país.
A pandemia de Covid-19 acelerou esse processo, sim. Entretanto, apenas confirmou uma tendência que já se mostrava clara há alguns anos.
Em outras palavras, os brasileiros já procuravam mais cursos online do que presenciais.
Como resultado, nos últimos anos o ensino a distância virtual superou o presencial em quantidade de estudantes matriculados.
A consequência disso só podia ser um: crescimento do uso da plataforma Moodle. Afinal, ela é a ferramenta mais usada tanto no Brasil como no mundo inteiro.
Escolas, universidades e empresas, como nunca antes, estão aproveitando todos os recursos da plataforma e também a versatilidade do EaD para educar e capacitar pessoas.
O artigo de hoje faz um panorama sobre o crescimento tanto do ensino virtual no país como do uso do Moodle. Fique com a gente e entenda.
Como e quanto o EaD cresceu no Brasil?
Seja na rede pública, seja na rede privada, não importa. Nas universidades nacionais, os cursos de graduação a distância já possuem mais matriculados do que os presenciais.
Quem mostra isso são os dados do Censo da Educação Superior 2020. Mais de 2 milhões das 3,7 milhões de matrículas registradas foram para o EaD. Ou seja, 53,4%.
Logo, 46,6% (1,7 milhão) optaram por estudar na sede das instituições de ensino.
Ao mesmo tempo, a pesquisa ainda aponta os motivos para a escolha. Acima de tudo, a flexibilidade e as mensalidades mais acessíveis foram os itens mais citados pelos estudantes.
Sem dúvida, não podemos descartar o fator pandemia nessa equação. Entretanto, ela apenas acelerou uma tendência que já era evidente.
Por exemplo, ao analisarmos uma janela de 10 anos, essa afirmação se confirma. Afinal, de 2009 a 2019, o número de matriculados em cursos presenciais caiu quase 14%.
Contudo, nesse meio tempo a adesão ao ensino online registrou aumento 428,2%!
ReUni Digital: a consolidação do crescimento do EaD no país
Um ato do Governo Federal ratifica o crescimento do EaD no Brasil e amplia ainda mais a sua oferta.
Isso porque, em junho de 2022 o Ministério da Educação (MEC) lançou o ReUni Digital.
Em síntese, ele é um programa para expansão do ensino a distância nas universidades públicas federais do país.
Só para ilustrar, o programa trabalha com metas. Uma delas estabelece em 33% o percentual ideal de matrículas para a população de 18 a 24 anos (taxa líquida) no ensino superior remoto.
Além disso, o ReUni Digital ainda prevê que seja assegurada a qualidade na oferta e na expansão de ao menos 40% das novas matrículas na educação pública.
Essa é mais uma iniciativa que só evidencia e confirma o crescimento do EaD no Brasil.
Afinal, ainda em 2021, o MEC já havia liberado a criação de novos cursos com aulas que fossem – ou na íntegra ou em parte – remotas.
Como as universidades aproveitam os recursos do Moodle?
Não apenas cursos com carga horária 100% online podem se beneficiar dos recursos da plataforma Moodle.
O modelo híbrido de ensino, cada vez mais popularizado, se apoia na ferramenta para ser eficiente.
Só para ilustrar, podemos citar aqui 3 tipos de metodologias diferentes para esse formato.
- Flex. Disruptivo, esse modelo oferece conteúdos online e, no presencial, o encontro acontece em grupos ou individual conforme necessidade dos alunos;
- Laboratório rotacional. Aqui, as turmas são divididas em dois grupos. O funcionamento é simples. Enquanto parte consome aula online, parte consome presencial. Na semana seguinte, os grupos invertem;
- Rotação por estações. Modelo híbrido onde os grupos são separados conforme objetivos de ensino. O professor é o mediador e determina quando cada grupo terá aulas físicas e remotas.
Ao mesmo tempo, a plataforma EaD Moodle é crucial para aplicação de metodologias ativas dentro das universidades.
Em resumo, trata-se de um conjunto de estratégias, métodos e técnicas que promovem um aprendizado focado.
Só para exemplificar, alguns dos tipos mais comuns dessa estratégia são:
- Gamificação;
- Debates online;
- Estudos de caso;
- Design Thinking.
Tudo isso pode ser aplicado ora presencial, ora online, especialmente com os recursos do Moodle para apoiar o ensino focado nos objetivos dos alunos e das instituições.
Como a plataforma Moodle impacta escolas?
Como resultado do crescimento do EaD no Brasil, a educação infantil também se rendeu ao formato.
Para isso, conta com os recursos da plataforma Moodle para aprimorar a experiência vivida pelos alunos em sala de aula.
Através das funcionalidades da ferramenta, as crianças têm à disposição um ambiente virtual de aprendizagem (AVA) totalmente intuitivo.
Como resultado, fica mais fácil dos pequenos fixarem o que aprenderam na sala de aula virtual.
Ao mesmo tempo, o Moodle serve para realizar a lição de casa ou facilitar o acesso a conteúdo complementar de maneira mais lúdica.
Afinal, um dos recursos cruciais da plataforma Moodle para educação infantil está nos plugins Moodle.
Mais precisamente nos plugins de gamificação que permitem que as crianças se divirtam enquanto aprendem.
Até porque, que jovem não gosta de jogos, não é mesmo? E somente no EaD e com a plataforma Moodle é possível ensinar dessa maneira.
Em suma, a educação infantil, por meio da ferramenta, pode ser usada para:
- realização da lição de casa;
- fornecer conteúdo complementar às aulas físicas;
- ajudar nos estudos para realização posterior de atividades presenciais;
- contribuir com maior visibilidade aos pais sobre aquilo que é ensinado em aula, entre outros.
O impacto da plataforma Moodle nas empresas
Universidades Corporativas (UC) nunca foram tão populares. A plataforma Moodle tem os recursos certos para qualificar 3 frentes cruciais para as empresas:
- Colaboradores;
- Processos;
- Clientes.
Em primeiro lugar, os funcionários. Seja para realizar onboarding de novos contratados, seja para treinamentos internos, não importa.
Por meio do Moodle, as empresas podem qualificar as pessoas que fazem acontecer no dia a dia. Como resultado, aprimorar a entrega final ao cliente.
Em segundo lugar, um novo processo pode ser tanto ensinado como aprimorado, estruturando conteúdos dos módulos das empresas. Assim, as boas práticas de gestão estarão sempre alinhadas.
Por fim, o Moodle serve para fazer retenção e fidelização de clientes. Afinal, a Universidade Corporativa pode ir porta afora da empresa.
Nesse sentido, é uma boa prática estruturar um curso ou conteúdos de apoio ao cliente para uso do produto ou serviço que implementou.
Como resultado, ele consegue enxergar mais rapidamente valor naquilo que comprou. E o sucesso do cliente com a marca estará garantido.
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