Moodle é uma plataforma online para aprendizado à distância, um sistema de gerenciamento de aprendizagem. Nele, é possível fornecer cursos, aulas e todo tipo de treinamento online. MOODLE é o acrônimo de “Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment”. Traduzindo: ambiente de aprendizado modular orientado ao objeto.
A tecnologia permitiu o avanço em diversas áreas da nossa vida. Online, você consegue ter acesso a basicamente todo tipo de serviço.
Comida, transporte, lojas virtuais… a educação também encontrou o seu espaço no ambiente virtual. Hoje, o Moodle é a principal plataforma para ensino online no Brasil. É utilizado por instituições de ensino, grandes empresas e até mesmo ONGs.
Porém, ainda há algumas dúvidas sobre essa plataforma: o que é e como funciona o Moodle? Quais suas características, módulos e como hospedar?
Essas são questões que passaremos a abordar a partir de agora.
Boa leitura!
O que é Moodle?
O Moodle, uma plataforma online, é um pacote de software voltado para a produção de cursos e sites na internet.
É um software livre que pode ser utilizado, configurado e personalizado de acordo com as características dos cursos e com as suas necessidades ou de sua escola ou instituição de ensino.
A palavra Moodle, aliás, tornou-se um verbo. O termo descreve “o processo de passar por algo tranquilamente”.
O que faz bastante sentido, levando em conta as ferramentas que a plataforma possui.
O Moodle pode ser implementado em qualquer tipo de servidor, desde que esse possa executar PHP e comporte uma base da dados do tipo SQL.
É uma plataforma EaD tão versátil que pode ser executada em sistemas operacionais como MacOS e Windows, além de ter muitas distribuições do Linux.
Dentro de uma plataforma como essa, existem muitos recursos que apoiam o ensino. Nela, é possível:
- disponibilizar materiais didáticos;
- realizar avaliações;
- propor debates;
- ter interação entre alunos, etc.
Tudo isso em um ambiente de aprendizagem online (AVA) amigável e com acesso facilitado para professores e estudantes. É intuitivo para quem ensina e para quem aprende.
Quais são as características e módulos do Moodle?
A missão do Moodle é promover uma pedagogia socioconstrutiva. E isso se dá de forma 100% online por meio de colaboração, reflexão crítica sobre as atividades, debates, etc.
Por ter uma interface simples, eficiente e leve, é fácil de instalar em qualquer plataforma que suporte PHP.
Ao mesmo tempo, é seguro, uma vez que os formulários são todos checados, os cookies codificados e os dados validados.
Há mais características, ferramentas e módulos que fazem do Moodle uma plataforma para ensino à distância realmente completa. Confira:
Administração do site
O site é administrado por um usuário administrador que é definido durante a instalação Moodle.
Há diversas opções de plug-ins que permitem a personalização, para atender as preferências e necessidades de cada um.
Administração dos usuários
O objetivo é reduzir o envolvimento do administrador ao mínimo. E, ao mesmo tempo, assegurar uma alta segurança.
Além de suportar, através de plug-ins, uma série de mecanismos de autenticação, ainda conta com:
- Método padrão de e-mail – alunos podem criar suas contas de acesso;
- Método LDAP – acesso à essas contas são checadas através de um servidor LDAP;
- Base de dados externa – qualquer base de dados externa com pelo menos 2 campos serve para autenticação, etc.
Por exemplo, neste módulo os professores podem incluir e excluir usuários manualmente, se assim desejarem.
A segurança é total para a instituição de ensino, professores e alunos. O Moodle é totalmente ajustável para as necessidades de quem estiver usando.
Além disso, é possível escolher o idioma a ser usado na interface. O português é uma dessas línguas.
Administração de curso
Neste módulo do Moodle, um professor pleno tem controle total sobre os parâmetros do curso. E pode até mesmo, se fizer sentido, restringir outros professores.
É possível escolher os formatos de curso de forma simples: semanais, por tópico, formato social, etc.
Há ainda uma composição flexível das atividades do curso. Fóruns, jornais, questionários, pesquisas de opinião, chats, tarefas, entre tantos outros. Tudo dentro de um sentido de comunidade.
Vale ressaltar outros 3 pontos importantes:
- Acompanhamento e rastreamento dos usuários – relatórios de atividades de cada aluno e uma história detalhada do envolvimento dele;
- Integração de correio – receba cópia de postagens em fórum. Essas podem, por exemplo, ser postadas tanto em HTML como texto simples;
- Escalas personalizadas – professores definem suas próprias escalas que serão usadas para dar notas aos alunos.
Módulo tarefa
Uma boa gestão de plataforma EaD precisa de um módulo de tarefa simples e, ao mesmo tempo, completo.
Dentro do Moodle, as tarefas podem ser marcadas com data de cumprimento e nota máxima.
Para facilitar a vida do professor, para cada tarefa, basta um único formulário para avaliar a classe inteira.
O feedback do professor é anexado junto à página da tarefa de cada estudante. E, para agilizar e facilitar o trabalho de todos, é enviada uma notificação por e-mail.
Cabe dizer que tarefas atrasadas podem ser aceitas. Mas a quantidade de atraso é mostrada ao professor de forma clara.
Módulo chat
Aqui é permitida a interação através de texto. É possível incluir figuras, emojis, URLs, imagens, etc.
Ou seja, tudo o que estamos acostumados a enviar em conversas normais via aplicativo de mensagens.
No Moodle, as sessões ficam sempre documentadas para verificação posterior. E, se o professor achar válido, pode deixá-las ao acesso dos alunos.
Módulo Pesquisa de Opinião
É bem parecido com uma eleição. Aqui se pode tanto votar algo, como obter um feedback de cada aluno.
O professor recebe os resultados por meio de uma tabela bastante intuitiva e didática. Ele enxerga quem escolheu qual opção.
Os estudantes podem, se forem permitidos, receber um gráfico com os resultados atualizados.
Módulo Fórum
Há diferentes tipos de fóruns disponíveis:
- reservado aos professores;
- de novidades;
- para uso geral, etc.
Vale destacar aqui que todas as postagens feitas têm a foto de quem a fez anexada. E as imagens enviadas nas conversas são mostradas no corpo da mensagem.
O professor tem liberdade para personalizar da forma que desejar esses fóruns.
- É possível proibir réplicas;
- Determinar a inscrição de todos em um fórum específico;
- Remover tópicos de discussão se necessário;
- Restringir a um período limitado.
Módulo Questionário
No Moodle, o módulo questionário permite aos professores definir uma base de dados de questões que podem ser replicadas em outros questionários.
Para facilitar o aceso, elas podem ser arquivadas em categorias, por exemplo. Depois, podem ser automaticamente avaliadas e re-avaliadas.
Há questionários de prazo limitado que, depois de um tempo, se tornam indisponíveis. Podem ser respondidos, também, várias vezes.
A versatilidade é grande. Há questões de:
- respostas breve;
- verdadeiro ou falso;
- associação;
- aleatórias;
- numéricas (com escalas permissíveis);
- com resposta embutida, etc.
Módulo Recursos
Esse módulo suporta o acesso a todo tipo de conteúdo eletrônico, como:
- PowerPoint;
- Vídeo;
- Word;
- Áudio, etc.
Esses arquivos podem ser enviados e também administrados no servidor. Ou, então, criados internamente por meio de um formulário web – HTML ou texto.
Módulo Pesquisa e Avaliação
O Moodle tem um módulo de pesquisa e avaliação que serve como instrumento para análise das classes nos cursos oferecidos online.
Esses relatórios ficam disponíveis aos professores sempre com diversos gráficos que são extremamente visuais. Os dados podem ser baixados via arquivo CSV ou Excel.
Além disso, a interface deste módulo evita que pesquisas respondidas apenas de forma parcial sejam computadas.
E o feedback sobre os resultados do aluno é mostrado comparando com os resultados médios da turma.
Módulo Laboratório de avaliação
Por fim, mas não menos importante, o módulo laboratório de avaliação.
Aqui, se pode fazer a avaliação de documentos por parceiros. E cabe ao professor administrar e também atribuir notas à avaliação que os estudantes fizeram.
Trata-se de mais um dos tantos módulos do Moodle que é flexível e adaptável. Afinal, a plataforma permite uma grande variedade de critérios de avaliação.
Gamificação no Moodle… isso é possível?
Gameficação, como definição, é o uso de dinâmicas e mecânicas de games (jogos) para engajar as pessoas.
O objetivo é que elas se sintam constantemente estimuladas a resolver problemas e melhorar a aprendizagem, motivando ações e comportamentos em ambientes que não fazem parte do contexto de jogos.
Mas, isso combina uma plataforma EaD? Sim. E bastante.
Embora a ferramenta não tenha sido concebida para um sistema de aprendizado gamificado, é possível aplicar esse conceito em atividades ou até em um curso completo.
Como?
- Atividade completa – ao completar uma tarefa no tempo estipulado, um aluno pode ter acesso a um conteúdo exclusivo, ou qualquer outro tipo de benefício;
- Data – não permitir o acesso dos estudantes antes ou depois de uma determinada data. Pode ser feito o acesso restrito entre datas diferentes, uma de começo e outra de final;
- Nota – colocar uma nota de corte ao final de um semestre para, por exemplo, liberar acesso a algum conteúdo complementar.
Por ser personalizável, o Moodle permite definir os termos para que uma determinada tarefa seja dada como concluída.
Um exemplo prático disso é determinar que uma tarefa só estará feita quando for realizado o download de um determinado eBook. Assim, uma pesquisa complementar pode ser liberada para quem baixou o arquivo.
Por que gamificar um curso no Moodle?
É possível ir além e pensar a longo prazo, no curso inteiro. À medida que os requisitos forem cumpridos, podem ser disponibilizados:
- Medalhas;
- Pontuação;
- Barra de progresso do curso, etc.
Muitas são as possibilidades dentro do Moodle para estimular a participação no aprendizado dentro da plataforma EaD.
A gameficação ajuda a vencer um dos maiores desafios do ensino à distância: a falta de engajamento dos alunos.
É também uma estratégia válida para vencer a ausência do cumprimento de prazos e até mesmo aumentar a presença online no ambiente virtual de aprendizagem.
Gamificar uma aula ou um curso pode ser visto como uma forma integrada para se aplicar diversos conceitos dos games na aprendizagem ativa.
Vale ressaltar que também é algo benéfico nas áreas de ensino em condições de necessidades específicas. É algo inclusivo.
Embora o Moodle não tenha sido criado para a implementação deste conceito, é possível configurar um curso para que ele seja inteiro gameficado.
E isso só é possível dentro de uma plataforma para ensino à distância realmente maleável e personalizável como esta.
Como instalar o Moodle e aproveitar todos os seus recursos?
A instalação do Moodle requer alguns requisitos básicos a serem cumpridos. Para que ele rode de maneira plena, é preciso:
- um servidor web funcionando;
- um banco de dados;
- PHP configurado.
O Moodle necessita de algumas extensões de PHP. Mas, por ser uma ferramenta intuitiva e de fácil entendimento, isso já é conferido logo no começo da instalação.
O problema pode ser consertado e o script é reiniciado para que a instalação possa de fato ocorrer.
Ah! Se você quiser que o Moodle envie e-mails, será preciso um Sendmail funcionando. Ou, então, acesso a um servidor SMTP.
Depois, são necessários mais alguns passos para que o Moodle esteja pronto para rodar:
- Criar um banco de dados;
- Criar um diretório data;
- Instalar código Moodle;
- Configurar Moodle;
- Executar a versão de linha de comando;
- Configurar o cron
Tudo isso parece complicado para você que quer hospedar um curso online?
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