A educação 4.0 chegou para ficar. O termo, que faz menção à quarta revolução industrial, se refere à internet e à digitalização de dados no setor da educação.
Em outras palavras, a revolução chegou também nas escolas e universidades. A inovação que a tecnologia trouxe é enorme e os avanços acontecem dia após dia.
Novos processos, novas formas de se relacionar com o ensino… tudo isso faz parte da educação 4.0. Ainda vamos tratar muito deste assunto em nossos canais.
O artigo de hoje introduz e ajuda a entender um pouco mais sobre o termo, suas características, benefícios e também ferramentas que ajudam a potencializar o ensino virtual.
Quais as características e como funciona a educação 4.0?
Para ser eficiente, a Educação 4.0 precisa adotar medidas para ter maior organização e processos mais eficientes.
No centro disso está a tecnologia permeando todas as ações, especialmente no Brasil, onde o cenário é de crescimento constante.
Nesse sentido, a aplicação de metodologias ativas e de aulas diversificadas fazem toda a diferença. Como resultado, os estudantes estão em constante contato com inovações.
Assim sendo, dentro das metodologias ativas, podemos ressaltar:
- Ensino híbrido. Ele propõe a variação entre o ensino a distância e o presencial. Sua aplicação ajuda a proporcionar uma experiência de aprendizado completa, extraindo o melhor de cada formato;
- Realização de projetos. É o estímulo para solucionar problemas que envolvam questões sociais. Nesse sentido, são aplicados os conhecimentos obtidos em aulas dentro de um contexto real e concreto.
- Cultura maker. Aplicação de uma filosofia que visa estimular a autonomia dos alunos. Ou seja, eles participam ativamente na construção do próprio conhecimento.
- STEAM. Sigla em inglês para as áreas da Ciência, Tecnologia, Engenharia, Arte e Matemática. Dentro da Educação 4.0, a ideia é integrá-las e tornar o ensino mais prático.
Os pilares da Educação 4.0
Para ser eficiente, a Educação 4.0 precisa de pilares sólidos, sendo eles:
- Modelo sistêmico. Em primeiro lugar, atua para avaliar o contexto atual. Em segundo lugar, ajuda a estabelecer estratégias para construção de um plano efetivo para inovação;
- Mudança de senso comum. Atua utilizando referenciais teóricos para abordar a educação por um ponto de vista tecnológico e científico. Como resultado, há uma base concreta para aplicar em sala de aula;
- Cibercultura. Ajuda a preparar o ambiente virtual de aprendizagem e oferecer uma forma eficaz de ensinar dentro da Educação 4.0;
- Engenharia e gestão do conhecimento: Elas analisam as competências e habilidades que os alunos possuem.
Plataforma EaD para a Educação 4.0
Para tornar a experiência de ensino do aluno realmente eficaz, a Educação 4.0 precisa de uma plataforma EaD completa.
Nesse sentido, o Moodle se destaca como a ferramenta virtual de ensino mais usada e traduzida no mundo inteiro. No Brasil isso não é diferente.
Universidades, escolas, cursos técnicos e profissionais autônomos podem se beneficiar dessa revolução da educação com ajuda da Criativa EaD.
Tenha uma consultoria Moodle completa para sua instituição de ensino ou curso.Nós instalamos e atualizamos a plataforma e ainda oferecemos hospedagem para a ferramenta EaD. Conte com o nosso suporte completo do começo ao final.
Além disso, personalize o Moodle para deixá-lo com a cara da sua marca. E conte com plugins prontos ou personalizados para potencializar aulas e cursos.
Veja o caso da Crescer IDEB e entenda como ela organizou e alavancou seu ensino com nosso apoio técnico e pedagógico.
Fale com nosso time de especialistas e saiba mais.
Comentários