Funcionalidades do Moodle: como usar o fórum para dúvidas e suporte?

Newsletter

Entre para nossa lista e receba semanalmente conteúdos exclusivos sobre EaD

Criativa EaD - Funcionalidades do Moodle: como usar o fórum para dúvidas e suporte?

Há uma característica muito clara em diversas funcionalidades do Moodle: a versatilidade.

Um recurso que, em um primeiro momento, aparenta servir apenas para um uso ou estratégia, tem, na verdade, uma série de possibilidades embarcadas.

E este é o caso do fórum do Moodle.

A ferramenta não serve apenas para discussão de temas em sala de aula, debates ou postagem de opiniões e conteúdos.

Seu uso vai além e pode ser aplicado para suporte e solução de problemas e dúvidas.

Quer saber como isso ocorre na prática?

Então, fique com a gente para conferir.

Por que o fórum é uma das principais funcionalidades do Moodle?

Sem dúvida alguma, o recurso de fórum é uma das funcionalidades do Moodle que mais agregam no ambiente virtual de aprendizagem.

Afinal, dentro do LMS, alunos e professores – ou gestores e colaboradores – podem conversar sobre literalmente qualquer assunto relacionado ao curso.

Ao mesmo tempo, o fórum é, também, crucial para solicitação de feedbacks sobre a experiência de ensino.

Só para ilustrar, é muito comum haver tópicos cujo título seja “O que você mais gostou de aprender neste módulo?”.

Além disso, podemos destacar que essa é uma das funcionalidades do Moodle que mais atuam para:

  • oportunizar aprendizagem compartilhada entre os estudantes;
  • estimular a participação dos educandos e ajudar a criar conexões dentro do curso;
  • resolver conflitos, alinhar expectativas e deixar todos “na mesma página”.

Explorando as funcionalidades do Moodle: como oferecer suporte personalizado aos alunos?

A saber, os fóruns do Moodle mais comuns são para uso geral, discussão simples e perguntas e respostas.

Contudo, essa é uma das funcionalidades do Moodle mais flexíveis, como já afirmamos no começo deste artigo.

Por esse motivo, é possível criar um espaço para esclarecimento de dúvidas e suporte.

Afinal, trata-se de algo de extrema valia tanto para instituições de ensino como para empresas – especialmente aquelas que abrem as “portas” das universidades corporativas para seus clientes.

Só para ilustrar, no fórum de perguntas e respostas, cada pergunta corresponde a um tópico específico onde o participante precisará realizar sua primeira postagem para ter acesso às demais.

Contudo, se assim desejar, o professor ou gestor do curso pode restringir essa visibilidade.

Logo, cada aluno, colaborador ou cliente enxergará somente o que postou neste tópico.

Assim sendo, é simples disponibilizar acesso à suporte e esclarecimentos de dúvidas.

De maneira didática, basta criar, através deste recurso, dois tópicos. Um destinado para “Suporte aos Alunos” e outro para “Dúvidas sobre o Curso”.

O funcionamento será simples. O aluno irá postar uma dúvida ou pergunta e o professor irá responder ela de maneira objetiva e direta.

Desse modo, fica mais fácil para todos consultarem históricos de perguntas e respostas, criando-se, assim, um grande banco de informações sobre diversos assuntos que despertam incertezas.

Consultoria EaD para aproveitar funcionalidades do Moodle

Conte com uma consultoria EaD para aproveitar todas as funcionalidades do Moodle e estruturar fóruns para suporte e esclarecimento de dúvidas de alunos, colaboradores e clientes.

Afinal, nós oferecemos treinamentos na íntegra para que você domine por completo a plataforma EaD mais utilizada no mundo inteiro.

Deixe com a Criativa EaD toda a estruturação técnica do Moodle, instalando, hospedando, atualizando e integrando a plataforma virtual de ensino com outros sistemas.

Além disso, customizamos e personalizamos a ferramenta com temas e plugins Moodle que podem ser tanto adaptados como criados do zero.

Pronto para começar?

Então, fale com nosso time de especialistas para saber os próximos passos.

Compartilhe esse post

Você quer UMA Plataforma EaD
Personalizada
pela criativa?

Solicitação de Orçamento




×