Há uma característica muito clara em diversas funcionalidades do Moodle: a versatilidade.
Um recurso que, em um primeiro momento, aparenta servir apenas para um uso ou estratégia, tem, na verdade, uma série de possibilidades embarcadas.
E este é o caso do fórum do Moodle.
A ferramenta não serve apenas para discussão de temas em sala de aula, debates ou postagem de opiniões e conteúdos.
Seu uso vai além e pode ser aplicado para suporte e solução de problemas e dúvidas.
Quer saber como isso ocorre na prática?
Então, fique com a gente para conferir.
Por que o fórum é uma das principais funcionalidades do Moodle?
Sem dúvida alguma, o recurso de fórum é uma das funcionalidades do Moodle que mais agregam no ambiente virtual de aprendizagem.
Afinal, dentro do LMS, alunos e professores – ou gestores e colaboradores – podem conversar sobre literalmente qualquer assunto relacionado ao curso.
Ao mesmo tempo, o fórum é, também, crucial para solicitação de feedbacks sobre a experiência de ensino.
Só para ilustrar, é muito comum haver tópicos cujo título seja “O que você mais gostou de aprender neste módulo?”.
Além disso, podemos destacar que essa é uma das funcionalidades do Moodle que mais atuam para:
- oportunizar aprendizagem compartilhada entre os estudantes;
- estimular a participação dos educandos e ajudar a criar conexões dentro do curso;
- resolver conflitos, alinhar expectativas e deixar todos “na mesma página”.
Explorando as funcionalidades do Moodle: como oferecer suporte personalizado aos alunos?
A saber, os fóruns do Moodle mais comuns são para uso geral, discussão simples e perguntas e respostas.
Contudo, essa é uma das funcionalidades do Moodle mais flexíveis, como já afirmamos no começo deste artigo.
Por esse motivo, é possível criar um espaço para esclarecimento de dúvidas e suporte.
Afinal, trata-se de algo de extrema valia tanto para instituições de ensino como para empresas – especialmente aquelas que abrem as “portas” das universidades corporativas para seus clientes.
Só para ilustrar, no fórum de perguntas e respostas, cada pergunta corresponde a um tópico específico onde o participante precisará realizar sua primeira postagem para ter acesso às demais.
Contudo, se assim desejar, o professor ou gestor do curso pode restringir essa visibilidade.
Logo, cada aluno, colaborador ou cliente enxergará somente o que postou neste tópico.
Assim sendo, é simples disponibilizar acesso à suporte e esclarecimentos de dúvidas.
De maneira didática, basta criar, através deste recurso, dois tópicos. Um destinado para “Suporte aos Alunos” e outro para “Dúvidas sobre o Curso”.
O funcionamento será simples. O aluno irá postar uma dúvida ou pergunta e o professor irá responder ela de maneira objetiva e direta.
Desse modo, fica mais fácil para todos consultarem históricos de perguntas e respostas, criando-se, assim, um grande banco de informações sobre diversos assuntos que despertam incertezas.
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