Com o crescimento do ensino a distância no Brasil, aumentou a necessidade da formação de professores EaD.
Embora em um primeiro momento possa parecer automática a migração do professor do ambiente físico para o virtual, a realidade não é tão fácil assim.
Afinal, a formação de professores EaD demanda algumas características e uso de metodologias ativas que são exclusivas do ensino remoto.
O artigo de hoje aborda esses aspectos e dá um panorama sobre o que é necessário para termos docentes capacitados a ensinar através das plataformas virtuais.
Fique com a gente para conferir.
O que faz um professor EaD?
Em resumo, na formação de um professor EaD já fica clara a sua função de auxiliar os alunos sendo um facilitador em relação ao conteúdo online oferecido.
Afinal, o ensino a distância prega, como nenhuma outra metodologia, o protagonismo do estudante em relação ao seu ensino.
Assim sendo, esse profissional precisa ser capaz de transmitir conhecimento mas, também, acompanhar o desenvolvimento dos alunos dentro dos ambientes virtuais de aprendizagem.
Desse modo, se consegue fornecer todos os recursos, suporte e mentoria para que os estudantes encontrem a melhor maneira de aprender e evoluir dentro dos módulos e cursos.
Em síntese, o professor EaD precisa:
- criar atividades;
- avaliar desempenho e fornecedor feedbacks;
- promover interatividade e participação dos alunos;
- coordenar debates e discussões online em fóruns e chats;
- mediar comunidades virtuais, entre outros.
Quais as habilidades e características de um professor EaD?
Você já percebeu que a formação de professores EaD demanda que o profissional seja conectado e engajado com a comunidade escolar.
Assim sendo, podemos destacar algumas habilidades e características essenciais para gerir aulas a distância, tais como:
Capacidade criativa
Com recursos de ferramentas EaD como o Moodle, é possível diversificar o formato dos conteúdos oferecidos – algo essencial para manter os alunos estimulados com o ensino.
Dominar metodologias EaD
Esse tópico se relaciona com o anterior. Afinal, o avanço do EaD no Brasil fez com que as estratégias de ensino fossem diversificadas.
Nesse sentido, há algumas metodologias ativas para a educação a distância que ajudam tanto a estimular os estudantes como a entregar de maneira mais inteligente conteúdos.
Só para exemplificar, algumas metodologias que os professores EaD precisam dominar são:
- Gamificação;
- Design Thinking;
- Sala de Aula Invertida;
- Estudos de Casos, entre outros.
Veja no vídeo abaixo um pouco mais sobre como usar as metodologias ativas no seu EaD:
Adaptação a tipos diferentes de alunos
Uma das principais virtudes do ensino a distância é respeitar as individualidades de cada aluno.
Não à toa existem as chamadas trilhas de aprendizagem – que podem ser aplicadas tanto em instituições de ensino como no EaD corporativo.
Seja como for, o professor precisa ter a capacidade de adaptar o conteúdo para respeitar o ritmo de cada estudante, garantindo que todos consigam capacitar-se através do que é oferecido.
Familiaridade com tecnologia
Não há como ser um professor EaD sem dominar as plataformas virtuais de ensino.
Só para ilustrar, o Moodle é a ferramenta mais utilizada no Brasil e no mundo inteiro por escolas, universidades e empresas.
Portanto, é crucial que o educador domine seus recursos, integrações, plugins, entre outros.
Como a Criativa EaD pode ajudar no treinamento de professores no uso de plataformas EaD
Conte com a consultoria Moodle da Criativa EaD para formação de professores.
Nós oferecemos treinamentos completos para domínio de tudo o que a plataforma tem a oferecer.
Além disso, ajudamos a dimensionar cursos online com suporte pedagógico.
Sobre a parte técnica, deixa com a gente também.
Nosso suporte inclui instalação, hospedagem e atualização da ferramenta, além de customização através de temas e plugins.
Pronto para começar?
Então, fale com nosso time de especialistas para ter mais informações.
Comentários