EaD para professores: desafios, habilidades e tecnologia para professores EaD

Newsletter

Entre para nossa lista e receba semanalmente conteúdos exclusivos sobre EaD

Criativa EaD - EaD para professores: desafios, habilidades e tecnologia para professores EaD

A presença do EaD para professores não é exatamente uma novidade no Brasil. Até porque, na educação superior, o ensino a distância superou o presencial em número de matriculados no país.

Contudo, a pandemia de Covid-19 forçou a mudança, quase que da noite para o dia, da forma como muitas instituições ensinam.

E isso criou um desafio grande para o professor que atua em todos os níveis. Embora o aumento da demanda pordo EaD já se mostrasse uma tendência no país, a forma com que os professores foram obrigados a migrar pegou eles de surpresa.

Logo, abriu-se uma discussão: o EaD para professores é algo fácil de ser absorvido?

As novas formas de se relacionar, avaliar e ensinar estão deixando os professores à vontade hoje? Qual o panorama para o futuro?

Essas e outras perguntas passamos a responder a partir de agora neste artigo.

EaD para professores: eles se sentem preparados para o ensino a distância?

Essa pergunta é crucial para entendermos o tamanho do desafio por parte dos professores. E uma pesquisa realizada em 2020, pelo Instituto Península, mostra um dado que serve de alerta.

8 a cada 10 professores ouvidos disseram que não se sentem preparados para o EaD. Cerca de 90% sequer haviam, em sua carreira, orientado aulas a distância.

No começo da pandemia, mais da metade dos docentes falaram que ainda não tinham recebido qualquer treinamento para uso de plataformas EaD.

E isso abriu margem para uma prática ruim.

Ao invés de utilizarem a ferramenta de ensino virtual, os professores e também os alunos optaram por usar o WhatsApp para transmitir conteúdo e receber atividades.

Foi algo que ocorreu em 83% dos casos na rede pública e 56% na particular.

Esses números expõem duas coisas:

  1. a pandemia forçou uma mudança drástica para todos;
  2. não houve um período mínimo para preparação e treinamento de professores e alunos.

Reflexos na rotina de aulas

O mesmo estudo trouxe outro dado preocupante que vai ao encontro da falta de treinamento, para o EaD, aos professores.

Apenas 3% dos docentes ouvidos sentiam que estavam realizados e entregando aquilo que queriam para os alunos.

Ao mesmo tempo, 70% desses profissionais se sentiam mais ansiosos e sem quaisquer apoio das suas instituições para vencerem os desafios do EaD.

A falta de discussão de abordagens pedagógicas para o ensino online foi, também, algo ausente e sentido por quem educa.

As adaptações que o EaD para professores exige

Seja por conta da pandemia, seja por mudança de estratégia da instituição, os professores precisam estar preparados para o desafio do EaD.

O papel do docente é e sempre será crucial, decisivo na formação de cidadãos e profissionais. 

Acima de tudo, o professor no EaD tem como missão auxiliar o aluno:. sSolucionar dúvidas, corrigir trabalhos, oferecer bibliografia complementar…

O docente que atua no ensino online a distância precisa assumir o papel de educador. É algo maior do que simplesmente ajudá-lo a manter-se atualizado.

Como resultado, esse profissional precisa buscar formas novas de transmitir conhecimento. Deve acompanhar o desenvolvimento dos alunos dentro do ambiente virtual de aprendizagem.

É uma missão crucial para que a experiência dos estudantes seja satisfatória e que o EaD cumpra o seu papel.

A diferença entre o professor presencial e o professor online

Tanto o professor presencial como o que ensina de maneira remotaretoma dividem o mesmo objetivo, claro. Todos querem contribuir positivamente para a formação e aprendizado dos alunos.

Contudo, o papel muda um pouco no ensino online.

No EaD, embora haja a separação física entre aluno e professor, os meios de comunicação e a flexibilidade das aulas dão mais autonomia ao aluno.

De certa forma, o ritmo de aprendizagem é controlado pelos alunos. Isso torna a rotina menos estressante para ambos os lados, deixando os momentos de encontro mais leves e, até mesmo, produtivos.

Mas cabe ao professor, claro, sempre buscar meios, através dos recursos da plataforma EaD usada, para tornar as aulas cada vez mais instigantes e envolventes.

Quais as habilidades e características de um bom professor EaD?

Como mencionamos, os professores de ambas as modalidades têm o mesmo objetivo final, claro.

Mas a forma de alcançá-lo é um pouco distinta. Neste caminho até lá, algumas habilidades dentro do EaD para professores são cruciais.

Entendimento de público

Em primeiro lugar, para ser um professor EaD, é essencial conhecer seu público. Seja para gerenciar aulas, seja para criar um ótimo curso online.

Durante as aulas, esse conhecimento do público irá se traduzir na forma como a comunicação com os alunos irá ocorrer.

Sem dúvidas, o poder de diálogo e persuasão são elementos cruciais para que os alunos se sintam motivados a continuarem nas aulas.

Até porque a evasão de estudantes segue sendo um dos maiores desafios do EaD no Brasil e no mundo.

Capacidade de inovação

Este tópico dialoga com o anterior. Afinal, um professor no EaD precisa ter capacidade constante de inovação.

O público que espontaneamente procura o ensino a distância tem perfil diferente dos que preferem estudar presencial.

Logo, adotar a mesma estratégia para esses dois perfis diferentes de estudantes não é uma boa prática. Para cada tipo de aluno, há um tipo específico de abordagem.

É crucial lembrar de que é preciso manter o educando engajado e envolvido com as aulas e evitar ao máximo a evasão. Não à toa, em plataformas como o Moodle, o uso da gamificação é cada dia mais frequente.

É uma excelente maneira de reter público e dar uma outra cara para o curso ou a disciplina oferecidas.

De modo geral, gamificar significa aplicar técnicas de jogos ao ensino, contribuindo com o envolvimento e a motivação dos alunos.

O Moodle é uma plataforma que conta com todos os recursos (e plugins) para aplicar essa estratégia com extrema assertividade.

Poder de adaptação

A adaptação é outra habilidade essencial. Professores acostumados a lecionar em sala de aula precisam fazer essa transição de maneira suave o quanto antes.

Até porque, na forma presencial de ensinar, de modo geral o professor tem um papel bem mais ativo no ensino. –- e o aluno assume fica como coadjuvante.

Essa realidade, no EaD, acaba se invertendo. Afinal, é o estudante que decide quando, onde e o ritmo que irá assistir às aulas. Portanto, o protagonismo do ensino muda de lado.

A adaptação no EaD para professores é importante também para mudar o modelo de prazos fixos e também o formato das avaliações e exames.

Por isso, entender o público, dominar a ferramenta EaD e ter capacidade de inovação farão a diferença em todos os momentos do ensino.

Conhecimento da plataforma EaD para professores: outro grande desafio e habilidade

O EaD é e sempre será altamente ligado à tecnologia. Por isso, para qualquer instituição de ensino ter sucesso nos seus cursos online, é crucial que os professores dominem a plataforma EaD utilizada.

É importante, também, para profissionais autônomos que oferecem cursos livres.

Neste sentido, conte com a Criativa EaD. Nós oferecemos treinamento completo para professores dominarem o Moodle e extraírem ao máximo o que a plataforma EaD mais usada no mundo inteiro tem a oferecer.

Através das ferramentas Moodle, os professores podem potencializar a forma como ensinam.

Além disso, prestamos consultoria Moodle completa. Nós instalamos, hospedamos, atualizamos, personalizamos e prestamos todo suporte técnico e pedagógico para instituições e professores.

Conte com a gente para potencializar o EaD hoje mesmo. Veja o caso da Crescer IDEB e como eles melhoraram seu processo e seu ensino com nosso apoio.

Fale com nosso time de especialistas e vamos crescer juntos.

Compartilhe esse post

Você quer UMA Plataforma EaD
Personalizada
pela criativa?

Solicitação de Orçamento




×