6 estratégias para criação e gestão de cursos em plataformas EaD

Newsletter

Entre para nossa lista e receba semanalmente conteúdos exclusivos sobre EaD

Criativa EaD - 6 estratégias para criação e gestão de cursos em plataformas EaD

Criar e gerenciar cursos online dentro de plataformas EaD exige organização, disciplina e um processo muito bem azeitado.

Afinal, além de lidar com ferramentas e conteúdos didáticos, é preciso fazer um gerenciamento assertivo sobre os alunos.

Levar em conta suas características e peculiaridades é, sem dúvida alguma, uma boa prática na hora de criar e gerenciar cursos em ferramentas EaD.

E, para ajudar você nessa missão, preparamos um guia que traz algumas estratégicas essenciais para desenvolver ótimas materiais, cursos e fazer uma gestão assertiva em todos os sentidos – sempre buscando o aprimoramento constante.

Boa leitura!

Como fazer o planejamento curricular de um curso em uma plataforma EaD?

Em primeiro lugar, para conseguir criar bons cursos online, é preciso fazer o planejamento curricular.

Afinal, para conseguir impactar positivamente os alunos, é crucial usar as ferramentas certas da plataforma LMS.

Nesse sentido, então, podemos pensar no seguinte checklist para o planejamento curricular do seu curso EaD:

  • Estabelecimento das metas e objetivos;
  • Análise e definição do público-alvo;
  • Desenvolvimento do material didático;
  • Desenvolvimento de metodologias para o curso;
  • Planejamento das aulas, com estabelecimento de cronograma;
  • Definição de critérios claros para avaliação;
  • Criação de uma rotina de feedback.

Além disso, é preciso estar atento a outros fatores igualmente cruciais, como, por exemplo, treinamento e capacitação dos professores – para que possam dominar por completo a plataforma de aprendizado EaD.

E, também, a organização de um processo de monitoramento e aplicação de melhorias constante, especialmente baseadas nos feedbacks recebidos dos estudantes.

3 estratégias para criação de cursos online em plataformas EaD

Depois de planejar, é hora da ação. Em outras palavras, para criar conteúdos e cursos realmente interessantes – e que sejam capazes de reter e cativar alunos –, 3 estratégias são indispensáveis.

E vamos falar de cada uma delas a partir de agora.

1. Design instrucional

Recorrer ao design instrucional para criar atividades interativas e estimulantes em cursos EaD exige não só a aplicação de princípios pedagógicos, como, também, a integração de tecnologias que promovem a aprendizagem ativa e a aplicação prática dos conhecimentos. 

Nesse sentido, considere algumas etapas:

Definição dos objetivos de aprendizagem

Para isso:

  • Estabeleça objetivos de aprendizagem claros e específicos que orientem o desenvolvimento das atividades;
  • Certifique-se de que as tarefas estejam alinhadas com as competências que os alunos precisam desenvolver;

Escolha de metodologias ativas

A saber, algumas das metodologias ativas que podem ser empregadas são:

  • Aprendizagem baseada em projetos;
  • Estudos de casos;
  • Design thinking;
  • Aprendizagem colaborativa, etc.

Integração de ferramentas interativas

Recorra a alguns recursos, tais como:

Criação de conteúdo multimídia

Para engajar estudantes, recorra a:

  • Vídeos interativos, onde os alunos possam responder perguntas ou realizar atividades enquanto assistem ao conteúdo;
  • Infográficos e animações que resumam os principais conceitos de maneira visual e atraente, facilitando, assim, a compreensão;
  • Simulações e jogos educativos, usando técnicas de gamificação, que permitam aos estudantes praticarem habilidades em um ambiente controlado e seguro, recorrendo a uma aprendizagem divertida e envolvente.

Atividades práticas e aplicadas

Alguns dos recursos dentro de plataformas EaD são:

  • Laboratórios virtuais, onde os alunos podem realizar experimentos práticos online;
  • Estudos interativos de casos, permitindo que os estudantes tomem decisões e vejam os resultados de suas escolhas;
  • Criação de desafios que incentivem os alunos a aplicarem o conhecimento em situações práticas para resolver problemas reais.

2. Adaptar o AVA

Muito além de escolher bons temas do Moodle, a adaptação do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) vai ao encontro de atender às necessidades específicas dos alunos.

E, para isso, é preciso proporcionar uma experiência de ensino remoto mais individualizada e eficaz, buscando aumentar a motivação e o desempenho deles. 

Contudo, para tal, é preciso fazer:

Análise do perfil dos alunos

  • Faça um diagnóstico no início do curso para entender o nível de conhecimento e as necessidades de cada um dos estudantes;
  • Utilize essas informações para criar perfis de alunos, que podem incluir: preferências de aprendizado, habilidades tecnológicas, interesses e objetivos de carreira.

Adaptação do conteúdo

  • Crie roteiros de aprendizagem personalizados que direcionem os alunos para materiais e atividades específicas, sempre levando em conta suas necessidades e níveis de conhecimento;
  • Utilize plataformas que ofereçam recursos adaptativos, ajustando o conteúdo conforme o progresso e o desempenho dos estudantes;
  • Ofereça materiais em diferentes formatos (textos, vídeos, podcasts, infográficos) para atender às diversas preferências de aprendizado.

Escolha de recursos de aprendizagem personalizadas

  • Implemente sistemas de recomendação para que ocorra sugestão de materiais adicionais com base nas interações e desempenho dos alunos;
  • Utilize tutorias inteligentes ou chatbots que possam responder perguntas e fornecer orientações personalizadas aos estudantes;
  • Configure painéis de controle onde os alunos possam acompanhar seu progresso, ver suas tarefas pendentes e acessar rapidamente os materiais mais relevantes.

Aplicação de design e navegação do AVA

  • Permita que os alunos façam a personalização da interface do AVA, escolhendo temas, layouts e preferências de navegação;
  • Organize o conteúdo de maneira intuitiva, facilitando o acesso rápido aos materiais e atividades que são cruciais para cada aluno;
  • Certifique-se de que a plataforma oferece recursos de acessibilidade para atender pessoas com necessidades especiais.

3. Uso de ferramentas de comunicação e colaboração

A saber, o Moodle é uma ferramenta virtual de ensino a distância que oferece diversas ferramentas de comunicação e colaboração para promover a interação entre alunos e instrutores. 

Algumas delas são indispensáveis para criar cursos online na plataforma EaD:

Fóruns do Moodle

Os fóruns do Moodle permitem a estruturação de tópicos de discussão onde alunos e instrutores podem postar mensagens e também respostas, facilitando debates aprofundados. 

Só para ilustrar, existem diferentes tipos de fóruns, como fórum geral, de perguntas e respostas e de discussão única.

Chat do Moodle

Em síntese, essa é uma ferramenta de chat em tempo real que permite a comunicação instantânea entre alunos e instrutores ou professores

É, portanto, útil para sessões de dúvidas, discussões rápidas e suporte imediato.

Grupos

Permitem a criação de grupos dentro de um curso, facilitando a organização de atividades colaborativas. A saber, cada grupo pode ter suas próprias discussões e atividades.

Wiki

Ferramenta que permite a criação colaborativa de conteúdo por alunos. As wikis podem ser usadas para projetos de grupo, documentação e construção coletiva de conhecimento.

Glossário

Ferramenta colaborativa onde alunos e instrutores podem adicionar e definir termos relevantes para o curso EaD. 

Em suma, essa ferramenta pode ser utilizada para construir um recurso de referência compartilhado.

Videoconferência

Por fim, claro, outro recurso crucial é a integração de plataformas EaD com ferramentas de webconferência.

Seu uso é essencial para aumentar o dinamismo das aulas – sejam elas síncronas, sejam elas assíncronas

3 estratégias para gestão da aprendizagem de cursos online dentro de plataforma EaD

Cursos online criados na plataforma de e-learning, trabalho encerrado, então? Com certeza, não.

Afinal, a gestão é parte tão importante quanto planejamento do curso e aplicação das estratégias e metodologias de ensino.

Assim sendo, para fazer um bom gerenciamento, 3 abordagens não podem ser deixadas de lado. São elas:

1. Implementação de avaliações

Implementar avaliações formativas e somativas em cursos EaD, de forma eficaz, requer uma combinação de: planejamento cuidadoso, uso apropriado de ferramentas e uma abordagem centrada no aluno. 

Antes de tudo, é preciso estabelecer claramente os objetivos de aprendizagem que cada avaliação deve medir – e ser transparente sobre eles com os estudantes.

Assim sendo, determine quais avaliações serão formativas (para acompanhar o progresso e fornecer feedback contínuo) e quais serão somativas (para avaliar a aprendizagem ao final de um período).

Vamos detalhar um pouco mais:

Desenvolvimento de avaliações formativas

Varie as formas de avaliação de desempenho, recorrendo a:

  • Questionários e quizzes – que podem ser aplicados semanalmente;
  • Discussões em fóruns – com moderação de tutores;
  • Tarefas práticas;
  • Autoavaliações.

Desenvolvimento de avaliações somativas

Considere algumas estratégias, como:

  • Configurar exames finais que avaliem a compreensão global sobre o curso. Nesse sentido, utilize uma mistura de tipos de questões (múltipla escolha, dissertativas, etc.) para medir diferentes habilidades;
  • Solicitar trabalhos escritos ou projetos finais que integrem e apliquem os conhecimentos obtidos através dos conteúdos disponibilizados;
  • Pedir aos alunos que compilem portfólios de seu trabalho ao longo do curso, comprovando o seu progresso e realizações.

2. Monitoramento contínuo do progresso dos alunos

O monitoramento contínuo do progresso dos alunos na plataforma Moodle é essencial para identificar dificuldades e fornecer dados para todo tipo de intervenção ou tomada de decisão.

Nesse sentido, recorra a algumas ferramentas do Moodle, como:

Relatórios

  • Relatório de conclusão de atividades. Permite aos instrutores ver quais tarefas foram concluídas por cada aluno, ajudando, também, a identificar quem está em conformidade com o cronograma do curso;
  • Relatório de acesso. Mostra a frequência de acesso dos estudantes ao curso, identificando quem está mais e menos ativo.
  • Relatório de notas. Exibe o desempenho dos alunos em todas as avaliações e atividades, permitindo não só uma visão geral das notas, como, também, a identificação de padrões de dificuldades.
  • Logs de usuário. Fornecem um registro detalhado das ações dos estudantes no curso (como login, visualização de páginas, submissão de tarefas), permitindo o rastreamento das atividades, para entender o nível de engajamento dos estudantes.

Monitoramento automático

Atua para automatizar algumas análises, como:

  • Rastreamento de conclusão. Nesse sentido, uma boa prática é configurar o rastreamento de conclusão para atividades e recursos, pois permite que instrutores e alunos vejam claramente o progresso no curso;
  • Alertas automáticos. Configure alertas automáticos para notificar instrutores quando os estudantes não acessam o curso e/ou não concluem atividades importantes dentro dos prazos estabelecidos.

Intervenções e suporte

Estabeleça rotinas para:

  • Sessões de tutoria individualizadas, ou em pequenos grupos, para discutir dificuldades específicas e fornecer suporte direcionado;
  • Programas de mentoria onde alunos mais experientes, ou tutores, ajudam aqueles que estão enfrentando dificuldades;
  • Fornecer materiais adicionais, como leituras extras, vídeos explicativos e exemplos práticos, para estudantes que necessitam de mais ajuda em determinados tópico;
  • Organizar oficinas e workshops sobre temas desafiadores ou habilidades específicas que os alunos precisam desenvolver.

3. Ambiente de feedback contínuo

Criar um ambiente de feedback contínuo dentro de cursos no Moodle é essencial para promover o aprendizado ativo, melhorar o desempenho dos alunos e ajustar o curso conforme as necessidades. 

E isso pode ser feito por meio de:

  • Quizzes com feedback imediatos após conclusão de algum módulo;
  • Utilização da ferramenta de rubrica para avaliar tarefas;
  • Comentários em atividades para feedbacks por escrito (qualitativo);
  • Fóruns de feedback para postagem de dúvidas e interação entre todos;
  • Pesquisas de satisfação – que podem ser rodadas ao final do curso.

Mais do que isso, é preciso deixar claro aos alunos que de fato há um espaço aberto para “troca” constante.

Em outras palavras, a cultura do feedback precisa ser implementada, estimulada e reforçada o tempo todo.

E isso pode se dar em comunicações oficiais por parte dos professores, em conversas individualizadas ou simplesmente em instruções dentro de conteúdos e módulos.

Consultoria especializada para criação de cursos em plataformas EaD

Você não está sozinho para planejar, configurar e gerenciar cursos online dentro de ferramentas EaD.

Conte com uma consultoria Moodle completa que ajudará você e seu projeto de educação a distância em diversos aspectos.

Em primeiro lugar, lidando com toda a parte técnica necessária para se ter um ambiente virtual estruturado, seguro e com muitos recursos.

Afinal, o suporte completo da Criativa EaD atua para hospedar, instalar e atualizar a ferramenta Moodle para você.

Além disso, integramos ela com diversas outras plataformas para poder centralizar as ações dentro do curso online e também informações para o seu gerenciamento.

Em segundo lugar, ajudamos a deixar o AVA com a cara da sua marca.

E fazemos isso customizando a ferramenta com temas e plugins do Moodle – estes podem ser instalados na íntegra, adaptados ou, então, criados do zero, 100% para seu projeto educacional.

Por fim, conte ainda com treinamentos realmente completos para você, professores e gestores extraírem o máximo dos recursos de criação e gestão de cursos online.

Pronto para elevar o patamar dos seus conteúdos e impactar positivamente cada vez mais alunos?

Então, fale ainda hoje com nosso time de especialistas e entenda os próximos estágios.

Compartilhe esse post

Você quer UMA Plataforma EaD
Personalizada
pela criativa?

Solicitação de Orçamento




×